Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Duas cidades do Alto Oeste tem sistema de abastecimento reativado depois das chuvas

As cidades de Francisco Dantas e Olho D’água dos Borges tiveram seus sistemas de abastecimento reativados graças às últimas chuvas ocorridas no Alto Oeste. Após análise na água dos mananciais, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) reiniciou o abastecimento.
Já para a cidade de Serrinha dos Pintos existe uma boa expectativa de retomada do abastecimento em razão das chuvas ocorridas no município. A comunidade de Vila Santo Antônio, em Severiano Melo, que possui sistema de abastecimento próprio com mais de 600 ligações, terá a reativação do mesmo ainda esta semana, em função do açude desta comunidade ter sido reabastecido.
O Alto Oeste é a região mais crítica em relação ao desabastecimento das cidades. Antônio Martins, João Dias, Luís Gomes estão sendo abastecidas por carros-pipa há mais de um ano. Entretanto, as últimas chuvas vêm gradativamente elevando os níveis dos mananciais. Estas três cidades especificamente estavam com os reservatórios completamente secos. Em razão disto, apesar da quantidade de água, a qualidade do líquido ainda não está no nível ideal para reativar o abastecimento.
Já os municípios de Água Nova, Riacho de Santana e Pilões estavam sendo abastecidos com uma quantidade de água aquém da necessária para atender a população. Com as últimas chuvas esta vazão melhorou, mas ainda não está a plena capacidade. Doutor Severiano também está sem sistema de abastecimento, mas as últimas chuvas têm elevado o nível do açude Merejo.
Com este manancial com boa capacidade de água é possível voltar a abastecer os moradores de Doutor Severiano. É importante lembrar que em todas as cidades que a Caern não atende a contento a população por escassez de água, foi suspensa também a cobrança da conta.
Boas notícias também para cidades que estavam na iminência de terem a distribuição de água suspensa. São Francisco do Oeste, por exemplo, recebeu água no açude público e saiu da situação crítica. aldefato.comO açude Clidernor Régis de Melo, de Itaú, vem registrando bons níveis no acúmulo de água. Este manancial atende também a cidade de Tabuleiro Grande, além de Itaú.
A Regional de Pau dos Ferros, responsável por acompanhar a qualidade da água nas cidades, vem realizando os testes necessários para apontar as cidades que têm condições de reiniciar abastecimento. Somente com o aval do laboratório quanto à qualidade da água é que a área técnica da Companhia providencia a religação do sistema.
Fonte>defato.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário